Quem sou eu

Minha foto
Sao Goncalo Do Rio Abaixo, Minas Gerais
Psicóloga psicanalista, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, e pós-graduanda em Políticas Públicas de Gênero e Raça-etnia, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, sou psicóloga clínica, em consultório particular, e psicóloga educacional da Secretaria Municipal de Educação, ambos em São Gonçalo do Rio Abaixo/MG. Contato: (31) 9232 1722 | gizelepsicologia@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7412358239952349
AGORA TAMBÉM NO FACEBOOK

Oi, pessoal...
Agora tenho um espaço no facebook para postar links e textos mais voltados para os trabalhos que realizo na clínica...
Curtam lá!
Um abraço!
Gizele


https://www.facebook.com/consultoriodepsicologiagizelealmeida?ref=hl

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

EMPODERAMENTO E VISIBILIDADE

É interessante a frequência com que atendo a mulheres em situação de violência doméstica, muitas que nem sempre se dão conta de que estão nessa condição. Mesmo na clínica psicanalítica que, por essência de sua teoria, preza pelo singular e idiossincrático, não devemos nunca nos esquecer de que o inconsciente é tangenciado pela cultura e, nesse sentido, cabe (e muito!) uma discussão sobre esse ponto nodal que é a violência contra a mulher e como ela se engendra na formação do laço social.
Pois bem... hoje, mais uma vez, uma paciente traz a questão da violência contra a mulher e pudemos conversar um pouco sobre os dois mecanismos necessários para o enfrentamento a essa questão: empoderamento e visibilidade!
Conversamos sobre o que se trata cada uma dessas vertentes e, talvez, até produza em breve um texto sobre esses conceitos e coloque aqui, a depender da demanda, mas é preciso que mais e mais saibamos o que é violência doméstica e quais sãos as suas formas de apresentação/configuração/disfarce. E, por isso, e a partir desse desejo dessa paciente, combinei de oferecer a ela e a quem mais desejar alguns links de importantes espaços de pesquisa e luta pela não-violência contra mulher, pois o primeiro passo para combatê-la é o conhecimento.
Um abraço a todos e todas!!!
Eis aí os links!

http://www.pagu.unicamp.br/node/8
http://www.institutoavon.org.br/tag/violencia-domestica/
http://www.mariadapenha.org.br/
https://www.facebook.com/pages/Instituto-Maria-da-Penha-IMP/214848468536445
http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/
http://levante.org.br/cartilha-sobre-violencia-contra-as-mulheres/cratilha-mulheres-levante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário