Quem sou eu

Minha foto
Sao Goncalo Do Rio Abaixo, Minas Gerais
Psicóloga psicanalista, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, e pós-graduanda em Políticas Públicas de Gênero e Raça-etnia, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, sou psicóloga clínica, em consultório particular, e psicóloga educacional da Secretaria Municipal de Educação, ambos em São Gonçalo do Rio Abaixo/MG. Contato: (31) 9232 1722 | gizelepsicologia@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7412358239952349
AGORA TAMBÉM NO FACEBOOK

Oi, pessoal...
Agora tenho um espaço no facebook para postar links e textos mais voltados para os trabalhos que realizo na clínica...
Curtam lá!
Um abraço!
Gizele


https://www.facebook.com/consultoriodepsicologiagizelealmeida?ref=hl

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

16 DIAS DE ATIVISMO


CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização educativa e de massa que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos. Foi criada com o objetivo de promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres, além de lutar contra toda forma de preconceito, opressão e discriminação sofridos pela mulher.
Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização da Campanha: a primeira é o dia 25 de novembro a última é o dia 10 de dezembro, por isso chamamos de 16 Dias de Ativismo.
No Brasil, mais uma data é destacada pela dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Tudo isso para que a sociedade repudie esse ato de violência praticado contra as mulheres, pois eles são uma violação aos Direitos Humanos.
Essa campanha teve início em 1991, quando 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, lançaram a Campanha de 16 dias de Ativismo, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
As participantes escolheram um período de significativas datas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro - declarado pelo Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres – e finalizando no dia 10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Os 16 dias de ativismo foram assumidos pelo movimento feminista brasileiro, sintonizado com a Campanha Internacional, sendo que o Brasil antecipou o início da Campanha para 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra, pelo reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.
Nesse blog, então, traremos cinco datas-marco, para serem discutidas em posts distintos. São elas:
20 de novembroDia Nacional da Consciência Negra
25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids
6 de dezembro – Dia do Laço Branco: Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário